Cidade e RegiãoMais Notícias aqui

Projeto de robótica: Alunos mostrarão 21 trabalhos no Calçadão, no próximo sábado (29), em São João Nepomuceno

Reportagem Aristides dos Santos / Crédito das informações e imagens: Professor Carlos Leonardo Alcântara

ALUNOS AVANÇAM NA ROBÓTICA: CALÇADÃO RECEBERÁ PROJETOS QUE UNEM CRIATIVIDADE, CIÊNCIA E FUTURO

📻97,3 FM
💻www.difusorasjn.com.br
📌 São João Nepomuceno – MG

Inovação, prática e diversão: projetos de robótica formam estudantes mais preparados para os desafios tecnológicos do futuro.

SÃO JOÃO NEPOMUCENO, segunda-feira, 24 de novembro de 2025 — Os projetos de robótica que estarão no Calçadão neste sábado, dia 29, das 9h às 12h, reúnem alunos de 10 estabelecimentos de ensino do município, alcançando crianças, pré-adolescentes e estudantes do Ensino Médio. A iniciativa, coordenada pelo professor Carlos Leonardo de Alcântara, surge como uma das ações educacionais mais completas da rede municipal, aproximando tecnologia, criatividade e ciência do dia a dia escolar.

A participação nos projetos favorece o desenvolvimento de trabalho em equipe, a compreensão prática de conteúdos de matemática e física, além de estimular criatividade e solução de problemas por meio da construção e programação dos robôs. Cada atividade amplia a curiosidade e transforma o aprendizado em uma experiência marcante.

O professor Léo, responsável pela coordenação geral, possui formação abrangente que sustenta a qualidade pedagógica do programa: é Técnico em Eletromecânica, Graduado em Matemática, Pós-Graduado em Ciências Exatas, Pós-Graduado em Robótica Educacional e Pós-Graduado em Gestão de Projetos em TI. Essa base técnica e didática facilita o contato dos alunos com o universo científico e tecnológico.

Atualmente, atuam como professores: Carlos Leonardo de Alcântara Almeida, Kelly Regina Barbosa Henriques, Carla Lúcia dos Reis, Mellyssa Mendonça Rocha Oliveira, Cristiane Stefany Freitas e Sabrina Carla de Souza.

As escolas participantes são:

Escolas Municipais Urbanas
E.M. Coronel José Brás
E.M. Dona Prudenciana Faustino de São José
E.M. Cívico-Militar Péricles Vieira de Mendonça
E.M. Cívico-Militar Três Marias
E.M. Professora Maria dos Anjos Cavalheiro de Mendonça

Escolas Municipais dos Distritos
E.M. Dr. João Cavalheiro (Roça Grande)
E.M. Francisco de Souza Castro (Ituí)
E.M. Vânia Maria Fávero Barbosa (Taruaçu)
E.M. Otávio Barbosa (Carlos Alves)

Escola Estadual
Escola Estadual Professor Gabriel Arcanjo de Mendonça (Polivalente)

As atividades desenvolvidas nos projetos incluem:
Construção de Robôs Simples — manipulação de peças, engrenagens e mecanismos básicos de eletrônica e mecânica.
Programação Divertida — criação de comandos e sequências lógicas que dão vida aos robôs.
Desafios Criativos — resolução de problemas por meio de tarefas específicas realizadas com os robôs.
Exploração Tecnológica — contato direto com sensores, circuitos e componentes eletrônicos.

Todo esse trabalho resultou na criação de 21 projetos, incluindo dois premiados na UFJF, que serão exibidos ao público no próximo sábado.

#DifusoraSJN #SJN #Educação #Robótica #Tecnologia #Inovação

Compartilhe

Aristides Dos Santos

Formação: Graduação presencial em TV, Cinema, Rádio e Internet pela UNIBAN (Universidade Bandeirantes do estado de São Paulo), campus Osasco- SP. Habilitação: Trabalhos em audiovisual (cinema), atividades de radiodifusão RTV, produção de livros, revistas e jornais (impressos e digitais), criação e gestão de tráfego pago ou orgânico para internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *