Secretaria de Saúde alerta para conjuntivite
Devido grande número de pessoas com sintomas de conjuntivite que estão procurando os Postos de Saúde dos bairros, Policlínica e o Pronto Socorro em São João Nepomuceno, a Secretaria Municipal de Saúde pede atenção da população para este comunicado:
A SMS de São João Nepomuceno informa que do dia 10 de fevereiro até 4 de março de 2018 foram registrados 1.192 atendimentos com pessoas com a inflamação (conjuntivite) sendo considerado um surto no município. A SMS lembra que não tem os dados dos atendimentos particulares na cidade.
A conjuntivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus. A conjuntiva é a membrana transparente que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra. A conjuntivite viral é altamente contagiosa, frequente no verão, e apesar de não ser grave provoca muito incômodo e alguns cuidados devem ser tomados para evitar a contaminação.
Geralmente compromete os dois olhos, não necessariamente ao mesmo tempo, sendo o contagio feito pelo contato direto com a pessoa doente ou objetos contaminados.
A SMS repassa a recomendação do Ministério de Saúde que o cidadão lave suas mãos com frequência; não coloque as mãos nos olhos para evitar a nova contaminação; evite coçar os olhos para diminuir a irritação da área; lave as mãos antes e depois do uso de colírios ou pomadas; ao usar, não encoste o frasco dos colírios ou da pomada no olho; evite a exposição à agentes irritantes (fumaça) e/ou alégenos (pólen) que podem causar a conjuntivite; não use lentes de contato enquanto estiver com conjuntivite; não use lentes de contato se estiver usando colírios ou pomadas; não compartilhar lençóis, toalhas, travesseiros e outros objetos de uso pessoal de quem está com conjuntivite e evite piscinas.
Fonte: Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno
MATÉRIA SOBRE CONJUNTIVITE EM SJN, PRODUZIDA E EXIBIDA PELO TELEJORNAL MGTV (TV INTEGRAÇÃO/GLOBO), NO DIA 6 DE MARÇO DE 2018
|
Secretaria Municipal de Saúde – Policlínica Praça Sinfrônio Cardoso – Centro Telefone: (32) 3261 1850 / 3261 1750 |
|
Horário de funcionamento e atendimento 2ª a 5ª feira: 7h às às 17h 6ª feira: 7h às 16h |

