Cidade e RegiãoMais Notícias aquiPlantão Policial

Tráfico de aves silvestres: operação da PCMG e PMMG apreende 65 aves em Rio Novo e cumpre mandados em Juiz de Fora e outras cidades da região

Créditos: Reportagem Aristides dos Santos / Informações – imagens: PCMG e PMMG

OPERAÇÃO LIBERTAS DESARTICULA ESQUEMA DE TRÁFICO DE AVES SILVESTRES E RESGATA MAIS DE 150 ANIMAIS NA ZONA DA MATA

✓ Um dos passarinhos foi avaliado em 50 mil reais

📻 97,3 FM
💻 www.difusorasjn.com.br
📌 São João Nepomuceno – MG

Ação integrada cumpriu 19 mandados de busca em quatro cidades da Zona da Mata, prendeu sete pessoas e resgatou aves de espécies ameaçadas de extinção.

RIO NOVO, quarta-feira (1º de julho de 2026) – A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) deflagraram, nesta quarta-feira (1º/7), a Operação Libertas, voltada ao combate ao tráfico de animais silvestres e a outros crimes ambientais. A ação foi realizada nos municípios de Juiz de Fora, Santos Dumont, Santa Bárbara do Tugúrio e Rio Novo. Ao todo, foram cumpridos 19 mandados de busca, resultando na prisão de sete pessoas, enquanto outras seis foram conduzidas para prestar esclarecimentos.

Durante a operação, foram apreendidas mais de 150 aves silvestres. Desse total, 65 aves foram encontradas em diferentes endereços alvos da operação no município de RIO NOVO.

Em Santos Dumont, as equipes identificaram uma rede criminosa voltada à caça e ao comércio ilegal de aves. A investigação resultou na prisão de seis investigados, suspeitos dos crimes de tráfico de animais silvestres, adulteração de anilhas, associação criminosa e manutenção de animais silvestres em cativeiro. As infrações envolvem a comercialização ilegal da fauna, a falsificação de mecanismos de identificação das aves, a atuação organizada para a prática de crimes e a manutenção irregular de animais silvestres, condutas previstas na legislação ambiental e no Código Penal. Outras três pessoas foram conduzidas nas demais cidades por infrações penais relacionadas à manutenção irregular de animais silvestres em cativeiro.

Entre os animais resgatados estão exemplares de curió, espécie classificada como criticamente ameaçada de extinção em Minas Gerais, além de corrupiões, trinca-ferros, coleirinhos e outras aves nativas frequentemente visadas pelo tráfico de fauna silvestre devido ao alto valor comercial e à procura para criação ilegal.

A operação mobilizou cerca de 80 policiais e contou com o apoio do Ministério Público, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), responsável pelo acolhimento e avaliação dos animais resgatados.

As aves apreendidas foram encaminhadas ao Cetras, onde passarão por avaliação veterinária e pelos procedimentos necessários para recuperação e posterior destinação, conforme critérios técnicos e a legislação ambiental.

As investigações continuam.

#DifusoraSJN #PCMG #PMMG #Ibama #MeioAmbiente

Compartilhe

Aristides Dos Santos

Formação: Graduação presencial em TV, Cinema, Rádio e Internet pela UNIBAN (Universidade Bandeirantes do estado de São Paulo), campus Osasco- SP. Habilitação: Trabalhos em audiovisual (cinema), atividades de radiodifusão RTV, produção de livros, revistas e jornais (impressos e digitais), criação e gestão de tráfego pago ou orgânico para internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *