NotíciasO Brasil e o Mundo

Rede Mineira de Queijos Artesanais busca aprimorar cadeia de produção

Proposta estabelece parceria entre instituições de pesquisa e produtores tradicionais

Minas Gerais é também o estado da produção de queijo artesanal. A prática, além de ser patrimônio imaterial brasileiro, agora terá sua própria rede, a Rede Mineira de Queijos Artesanais. A proposta vem sendo organizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas (Epamig), juntamente com instituições de pesquisa e ensino no estado, incluindo a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O objetivo é desenvolver soluções que aprimorem a cadeia produtiva do queijo artesanal em Minas, atendendo produtores, associações, extensionistas e fiscais sanitários em demandas de agregação de valor e garantia da segurança do alimento. O modelo da Rede Mineira de Queijos Artesanais vem seguindo o da Rede de Morangos do Brasil, formalizada recentemente. Nela, há a participação de onze instituições de pesquisa de quatro estados.

O pesquisador Daniel Arantes, coordenador do processo de estruturação da rede, afirma que a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vislumbrou a possibilidade de uma rede semelhante a de morangos, que poderia ser estruturada pela Epamig, visto que a empresa tem vasta experiência com pesquisa em queijos artesanais.

Israel Malthik

Nasceu em São João Nepomuceno. É Técnico em Administração e Fotografia Artística. Foi fotógrafo da APCEF (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal), freelancer em jornais como Estado de Minas e Agência Minas. Premiado por diversos clubes e grupos fotográficos. Atualmente é fotojornalista da Rádio Difusora de São João Nepomuceno. Israel Malthik também foi atuante, como fotógrafo, em editoriais de moda em grandes marcas da Zona da Mata Mineira. Atualmente além de ser o proprietário da Malthik Fotografia, realizando casamentos, batizados e eventos, é sócio-proprietário na empresa Cuidarte Home Care.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *